Já pensou em solucionar os principais problemas da sua empresa e conseguir superar as dificuldades financeiras?

Estar com problemas financeiros é terrível para qualquer empreendimento. Na verdade, milhares de pequenas e médias empresas passam por dificuldades.

Se o seu empreendimento está com as contas atrasadas, se as perdas superam os ganhos, está na hora de conhecer um pouco mais sobre a reestruturação de empresas.

Através de medidas gerenciais é possível aumentar a rentabilidade do seu negócio e garantir a sua solvência.

Empresas estão constantemente passando por dificuldades financeiras. Os motivos que levam a um desequilíbrio financeiro em um empreendimento são muitos.

Desde a gestão ineficiente dos recursos, até a conjuntura do mercado global ou nacional, tudo pode influenciar na saúde financeira de uma empresa.

No entanto, existem vários recursos e estratégias que podem ser tomadas para evitar a crise na empresa.

Mais do que isso, existem medidas capazes de salvar o empreendimento e garantir a sua solvência, ou seja, a sua capacidade de honrar com as suas obrigações frente aos investidores, clientes, empregados e parceiros.

Uma das principais soluções para a resolução de uma crise é a reestruturação da empresa.

Não deixe que o seu negócio entre em distress. Ou seja, que a imagem do seu negócio seja depreciada em razão de falhas na gestão e no desempenho da organização.

Perspectivas globais

Pequenas e médias empresas são as mais afetadas pela conjuntura global, no que diz respeito a economia e saúde financeira.

De acordo com dados divulgados pelo Fórum Econômico Mundial, o crescimento econômico está em baixa, tanto no Brasil quanto no mundo todo.

Isso significa que empreendedores devem passar por mais dificuldades para manter suas atividades.

O cenário de incertezas, de guerra comercial entre países como Estados Unidos e China e até mesmo conflitos nacionais, como o atraso na aprovação de reformas, tendem a levar muitos negócios a passarem por instabilidades.

No entanto, isso não significa que as empresas precisam, necessariamente, perder dinheiro e entrar em insolvência.

Muito pelo contrário, através de medidas criativas e pautadas em dados concretos, empreendedores podem salvar seus empreendimentos.

Alternativas para a resolução de problemas

Não é incomum encontrar empresas de pequeno e médio porte que enfrentam problemas financeiros.

Na verdade, o número de empreendimentos nessa situação tem aumentado, especialmente como resultado de crises econômicas que afetam diversos segmentos.

Para a reestruturação de uma empresa, é fundamental a tomada de medidas de curto, médio e longo prazo. Isso só é possível a partir de uma análise completa da empresa, do seu estado atual e das falhas que devem ser corrigidas.

A recuperação judicial nem sempre se faz necessária, tendo em vista que outras medidas podem ser tomadas para melhorar o desempenho da sua empresa.

No entanto, essa pode ser uma opção válida, especialmente se os números indicarem um contexto de difícil resolução.

Uma das principais vantagens da recuperação judicial de empresas é a possibilidade de recomposição das dívidas, bem como a suspensão das ações judiciais.

Dessa forma o gestor conta com mais tempo para tomar ações voltadas para resolver a crise enfrentada pela empresa. Títulos de cobrança e execução também são suspensos com essa recuperação.

O que é a reestruturação de empresas

A reestruturação de empresas é um processo voltado para a eliminação de uma crise financeira e melhorar o desempenho da sua empresa.

Para a reestruturação, os dirigentes da companhia afetada por problemas financeiros contratam uma consultoria que avalia o fluxo de caixa, as demonstrações de resultado, balanços e determina as medidas a serem tomadas para a superação da crise.

Várias são as estratégias que podem ser tomadas a partir da reestruturação, como o financiamento das dívidas, redução das operações, venda de parte da empresa, remodelação de processos, reposicionamento de marca, abertura de novos mercados, redimensionamento de ativos etc.

Logo, são dois tipos de reestruturação de empresas, que geralmente ocorrem em conjunto:

  • Reestruturação financeira: pode ocorrer devido a uma queda acentuada nas vendas, em razão de crises no mercado, gestão ineficiente e outros fatores.
  • Reestruturação Organizacional: implica uma mudança na estrutura organizacional de uma empresa, como mudanças na hierarquia, no corpo societário e número de funcionários.

Quando realizar a reestruturação

A reestruturação é indicada especialmente para os casos em que a empresa está passando por dificuldades financeiras no mercado. Ou seja, quando a situação interna da companhia comprometer a sua solvência.

Uma empresa insolvente é aquela incapaz de cumprir com as suas obrigações perante terceiros. Ou seja, a empresa deixa de pagar suas dívidas e entra em mora, tanto com relação a sócios, parceiros de mercado, empregados e outros agentes.

A insolvência é uma das principais consequências do enfrentamento de uma dificuldade financeira. No entanto, com a reestruturação de empresas você será capaz de solucionar o problema e evitar a bancarrota.

Existem alguns motivos que indicam a necessidade de uma reestruturação. São eles:

  • Mudança na estratégia: muitas vezes a empresa em dificuldades tenta diversas medidas para sair de uma situação desfavorável, mas não alcança sucesso. Nesse caso, uma mudança de estratégia pode ser necessária. A reestruturação é uma das melhores alternativas.
  • Falta de lucros: o desempenho insuficiente de uma empresa no mercado é um dos fatores que mais levam a reestruturação – inclusive a judicial. Isso acontece pelo fato de que, sem o capital necessário para manter suas atividades, a empresa passa a entrar em mora.

Características da reestruturação de empresas

Conforme mencionamos, a reestruturação de uma empresa pode envolver tanto a parte organizacional quanto a parte financeira. E dentro de cada uma dessas grandes áreas, diversas estratégias podem ser implementadas.

Mudanças podem ser realizadas na gestão corporativa, tendo em vista que muitos dos problemas financeiros enfrentados por uma empresa são decorrentes de uma gestão deficiente.

Mudanças na governança corporativa.

Redesenho da estratégia financeira e endividamento.

Para conseguir pagar todas as contas, a reestruturação pode prever a alienação de ativos que estejam sendo subutilizados, tais como marcas e até mesmo estruturas físicas não aproveitadas.

Também podemos pensar, como estratégia para a solução de problemas financeiros, a terceirização de operações. Mudanças como essas são capazes de gerar mais competitividade para o empreendimento.

São muitas as alternativas.

Como fazer a reestruturação na prática

Depois de uma análise técnica e detalhada da sua empresa, a consultoria em reestruturação pode oferecer algumas alternativas viáveis para a resolução dos problemas identificados.

Geralmente uma consultoria especialista é contratada para integrar o corpo gestor provisoriamente. Em alguns casos, basta realizar um “Executive Loan”, ou seja, contratar de uma consultoria um profissional experiente em todas as temáticas de uma reestruturação para colocar a empresa nos trilhos novamente.

O que fazer antes da reestruturação de empresas

A reestruturação da empresa deve envolver algumas etapas iniciais. Entre elas está o valuation da empresa, que corresponde a uma análise do valor da companhia no mercado.

Ou seja, a determinação do preço da sua empresa, seja para a venda, seja para a incorporação de novas operações.

Além disso, o empresário deve realizar uma due diligence, ou seja, uma diligência prévia, voltada para a análise de uma oportunidade de negócio.

Como você pode ver, a reestruturação de empresas é um processo complexo, que deve ser realizado com o máximo de rigor e comprometimento. Ele é capaz de salvar uma empresa da insolvência.

Se você gerencia uma empresa de pequeno ou médio porte na região sul fluminense e Vale do Paraíba, nas cidades de Volta Redonda, Resende, Itatiaia, Barra Mansa, São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Guaratinguetá e Pindamonhangaba, está na hora de contratar uma consultoria.

A consultoria em Volta Redonda e região permite a reestruturação completa do seu negócio. Dessa forma é possível sair de crises, identificar oportunidades e trazer mais produtividade para o seu negócio.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *